MEC divulga edital de participação para financiamento estudantil

O Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES 2020 custeia em torno de 50 a 100% das mensalidades dos estudantes de instituições de ensino superior que possuem ensino privado. Saiba que todos os candidatos de cursos de formação dos professores, bem como da área de saúde, e ainda engenharia possuem uma prioridade para liberar o financiamento e a renovação dos contratos. No ano de 2020 a expectativa é que o Ministério da Educação faça a liberação de mais de 300 mil novos contratos. Por isso saiba mais sobre o FIES e como participar do processo logo em seguida. Abaixo faça sua Inscrições FIES 2020.

Como funciona o FIES 2020

Como citado anteriormente, o Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil, e é considerado como um programa do Ministério da Educação que garante assim o financiamento de cursos superiores de estudantes que estiverem matriculados em instituições de ensino superior privadas.

Para conquistar estes benefícios, é importante que os candidatos interessados retirem uma avaliação positiva no SINAES, o que é um órgão avaliador das instituições. O financiamento poderá ser solicitado em qualquer período do ano, garantindo uma maior facilidade para quem depende de o benefício fazer rapidamente a sua inscrição.

Inscrições FIES 2020

Este é um programa considerado fundamental para os estudantes que não possuem as devidas condições de custear os preços de mensalidade em uma instituição de ensino particular, o que é a realidade de milhões de brasileiros. A partir disto, por intermédio de programas do MEC por exemplo, ficou mais fácil do cidadão contar com acesso ao ensino superior.

A partir deste tipo de repasse para o governo, os estudantes poderão ter um prazo que será estipulado mediante um contrato assinado entre ambas as partes, levando em média dez anos para realizar o pagamento da quantia que foi emprestada.

A inscrição precisa ser realizada através do site do Ministério da Educação, onde você deverá ir até a opção de Inscrições FIES 2020 e preencher a partir disto um cadastro. Neste cadastro, é importante que se forneçam informações de forma correta, já que a partir delas é que você poderá ter seu benefício.

Ao informar os dados como CPF, endereço de e-mail, bem como outras informações necessárias para a realização do cadastro, os estudantes poderão receber na sua caixa de correio eletrônico a confirmação de inscrição, assim como acontecem os próximos passos necessários para completar o cadastramento neste programa tudo deve ser feito a partir do endereço http://fiesselecao.mec.gov.br/.

Data das Inscrições

Após finalizar as inscrições FIES 2020 de forma online, você deverá seguir todos os passos explicados até conseguir o seu financiamento. Este processo ocorre de forma um pouco burocrática, mas uma vez que seu nome estiver cadastrado no sistema e suas informações validadas, conseguir o financiamento se torna uma opção mais fácil de ser feita.

As inscrições para o processo de seleção do FIES poderão ser realizadas ente o período de 24/06 a até 29/06. A partir do dia 30/06 é possível contar com o resultado da pré-seleção em chamada única e lista de espera. Os resultados começam a ser divulgados a partir do dia 15/07. Além disto os estudantes que forem participantes da lista de espera pré-selecionados devem concluir a sua inscrição em até cinco dias úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *