Categories
Blogging

As tradições italianas nos lares do Rio Grande do Sul

Com a história e cultura moldada por imigrantes, o Rio Grande do Sul ainda conserva muitas tradições, principalmente nos lares de ascendência italiana. Costumes, hábitos e estilo de vida que são repassados a cada geração por mais de um século.

Conheça o Passeio maria fumaça gramado

 A convivência familiar até hoje é parte importante da história da região, então se você for conhecer uma cidade com raízes na imigração, não se surpreenda. O almoço é o momento de reunir a família para muita conversa e gastronomia.

Em alguns locais o italiano é ensinado aos filhos, mas não o italiano clássico, uma versão abrasileirada que quase virou dialeto, é chamado de talian, era usado pelos colonos para manter suas raízes da Itália.

Hoje em dia, muitas famílias repassam os ensinamentos aos filhos, para manterem vivo essa língua.

Veja como fazer o passeio de maria fumaça em gramado

Mas não é só nas reuniões familiares e na fala que as tradições italianas sobrevivem nos lares do Rio Grande do Sul. A religião e a alegria de viver também são marcas herdadas daqueles que abandonaram sua pátria em busca de algo melhor.

A cultura italiana está presente nesses lugares, mas de uma forma peculiar, diferente do que se vê na Itália atualmente, pois por lá não há necessidade de manter os costumes vivos para se lembrar da pátria.

Conheça o Passeio maria fumaça gramado

Há ainda o peso gastronômico, uma grande parte dos alimentos consumidos por lá tem sua origem em outro país.

Na Serra Gaúcha, os primeiros italianos a chegar nos deixaram suas vinícolas e a produção de vinhos, que hoje ganha reconhecimento internacional. Mas que é resultado de uma tradição que vem sendo repassada por mais de 100 anos.

Falar das famílias gaúchas é necessariamente tocar nas suas origens, pois elas seguem muito bem preservadas, em pequenos detalhes do cotidiano, como a reunião na mesa de almoço para conversar. Ou no dialeto que é repassado diariamente para que não se perca.

Veja como fazer o passeio de maria fumaça em gramado

Essas tradições tornam o turismo no Rio Grande do Sul uma experiência ainda mais rica, pois não está presente apenas na natureza, nos monumentos e nas construções, mas principalmente em seu povo.