Categories
Blogging

Maria Fumaça e os filmes dos anos 90

Quem nunca sonhou em estar em uma bela locomotiva de Maria Fumaça como nos filmes dos anos 90?! Temos o exemplo do celebre filme ‘’De volta para o Futuro 3’’ de 1990, onde todo o filme gira em torno de uma Maria Fumaça que sendo modificada consegue viajar no tempo. O trem a carvão é um ícone mundial, que foi desenvolvido na Primeira Revolução Industrial e, acelerou o desenvolvimento e a comunicação comercial e, encurtou as distâncias diante do remoto cenário anterior. Proporcionou viagens mais seguras e confortáveis, paisagens e romances nas antigas plataformas.

Além de suprir uma necessidade básica de locomoção, a diversão e sofisticação das Maria Fumaça logo tomaram conta da cultura europeia e depois mundial. Hoje, no Brasil, o famoso passeio da Maria Fumaça, em Gramado no Rio Grande do Sul, é a melhor atração turística do país relacionada a trens. Uma viagem que percorre as lindas paisagens das cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa em um percurso de 23 km, três cidades colonizadas por imigrantes italianos que preservam seus costumes. 

A diversão da Maria Fumaça invade os corações de todas as idades. Passear de trem, ver as lindas paisagens da Serra Gaúcha, degustar bons vinhos, observar a cultura italiana, são componentes fundamentais do percurso da Maria Fumaça, o famoso trem a carvão. As famílias se encantam com a ideia de poder contemplar o mundo em cima dos trilhos. As crianças adoram viajar no tempo, como no filme citado acima, e se divertir no trem a carvão que tanto viram na infância. Apenas os que não tem a aventura no coração deixam de participar de um passeio como esse, é algo obrigatório a todos os que visitam a cidade de Gramado. Uma experiência inesquecível com a fumaça sobre as cabeças e o trilho embaixo dos pés.