Categories
Blogging

Tudo sobre a VITAMINA C ajuda na imunidade ?

O ácido ascórbico ou a vitamina C, propriamente dita mais popularmente conhecida, ela é um ácido, perfeito? Com grande poder antioxidante. “Legal Leandro Twin, isso eu já ouvi falar”. Mas você sabe o que que é antioxidante? O que que é antioxidar? O que que eu vou ganhar com isso? Então tudo sobre a vitamina C no vídeo de hoje, então clica no gostei, se inscreva aqui no canal.

Pois bem, a vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel, hidro = água, solúvel = dissolvido, vamos colocar assim, andando por ali, legal. O que que isso quer nos dizer? Isso nos diz que uma vitamina C utilizada uma vez por semana não é o melhor cenário, se você pensar em dividir ela em 7 dias na mesma dosagem, você vai ter níveis plasmáticos mais estáveis, porque por ser hidrossolúvel ela vai sair mais fácil do seu organismo, diferentemente, por exemplo: De uma vitamina D, onde ela é lipossolúvel, então ela se acumula no nosso organismo, por isso que você vê suplementação, por exemplo: De vitamina D 50.

000 UI uma vez por semana, incrível como os meus alunos vem perguntar para mim: “Leandro Twin você concorda com isso? Me parece um pouco absurdo”. Não, pode ficar sossegado, se alguém te prescreveu 50.

000 UI uma vez por semana de vitamina D, que é lipossolúvel, não tem problema. No caso da vitamina C, “Ah, vou tomar 5 gramas de vitamina C uma vez por semana”. Não, totalmente ineficiente, você vai fazer um xixi muito rico de ácido ascórbico, vai aproveitar uma pequena parcela, o resto vai ser desperdiçado e você depois de alguns dias vai entrar em uma “carência”, não é uma carência, eu sei que não é, eu só estou colocando que você vai ter menos eficiência do que o que poderia ser.

Pois bem, o ácido ascórbico ele é utilizado na hidroxilação de vários processos do nosso organismo, como por exemplo: Da síntese do colágeno. Então a vitamina C em deficiência pode piorar o aspecto da sua pele, bem como dos seus ossos, tendões, dentes e até mesmo na parede do seu vaso sanguíneo.

Ajuda na produção de hormônios e neurotransmissores, e é um poderoso antioxidante. Como que ela vai funcionar? Então vamos assumir que nós temos uma cadeia aqui, sem nada anexado, não tem nada aqui, está livre, aí o oxigênio vem e fala: “Hmm que maravilha, vou me conectar aqui.

” Se conecta aqui e oxida a célula, porque é oxigênio e quando oxida a célula nós temos algo desagradável acontecendo. Como que eu evito essa oxidação? Bom, podemos parar de respirar, mas acho que vamos ter outros problemas decorrentes a isso, porque afinal quando estamos respirando estamos nada mais do que, vivendo e morrendo ao memso tempo.

Olha só, que paradoxal. “Leandro Twin, isso quer dizer que então quando eu estou treinando, eu estou morrendo mais rápido, porque eu hiperventilo?” Isso, só que quando você entra no período de recuperação, de descanso, o seu batimento cardíaco cai consideravelmente e a sua frequência respiratória fica mais suave, e aí você envelhece mais lento do que todo mundo do mundo.

E olha só, você treina por 1h e descansa por 23h, então matematicamente falando, a atividade física promove um ambiente onde o envelhecimento precoce é menor, mas você pode colocar a vitamina C que é um antioxidante, então ela vai ver isso aqui livre e vai falar: “Nossa que bacana, esta livre, vou me ligar ali”.

E quando vem o oxigênio ele não encontra nada livre, e aí você automaticamente já associou com radical livre, você automaticamente reduz o processo oxidativo e aumenta a longevidade celular. Temos diversos tipos de antioxidantes, por exemplo: Licopeno, que é achado no tomate, ele vai ter mais afinidade com a células lá da próstata, então por isso que quando você pensa em proteger a próstata com antioxidante, a vitamina C ajuda, mas o licopeno é mais eficiente, porque ele tem mais afinidade para essa proteção.

A afinidade do ácido ascórbico ela é mais geral, então todas as células do nosso organismo vão se beneficiar. A quantidade mínima por dia vai ser estipulada em 65 mg de vitamina C, o que é bastante pouco, uma laranja você vai encontrar 65 mg de vitamina C, ou quase lá, dependendo do tamanho dela.

Agora claro, quando a gente fala de performance, você fala: “Não Leandro Twin, eu não sou atleta”. Mas eu estou falando de performance de vida, eu quero viver mais, viver mais do que a maioria, isso é uma performance, certo? Eu quero performar, eu quero viver acima da média, então quantidades entre 500 mg a 2.

000 mg por dia, é a recomendada, até 2.000 mg por dia é tranquilo, ao que se tem os estudos de hoje, não que todo mundo precise de 2.000 mg por dia, mas é uma quantidade onde temos um consenso de que não há um dano à saúde.

“Ah, mas não pode fazer cálculo renal”. Pode, por que? Porque o excesso da vitamina C vai sair na urina. “Ah, mas isso não é um processo que causa danos”. Não, não causa danos, porque ele só vai sair, tranquilo, tranquilo.

Agora, não bebo água, a vitamina C está ali no rim, ela precisa sair fora, não tem água, não tem veículo para mandar embora, ela começa ali a acumular, acumular, forma um cristal, e você se ferrou.

Então na verdade não foi a vitamina C que te ferrou, foi a sua indisciplina hidrolítica, vamos colocar dessa maneira, você não ingeriu bastante água para fazer a lavagem do seu corpo, então se você consome bastante água, você não terá nenhum tipo de problema nesse sentido com a vitamina C.

A vitamina C pode melhorar a minha imunidade? Pode, agora o grande lance é que a vitamina C vem sido vendida, não digo em termos de suplemento, mas em termos de ideia, como uma blindagem, então tomei vitamina C, pode vir que estamos municiado aqui.

Não é bem assim, a vitamina C tem uma influência positiva em diversos funcionamentos do nosso organismo, inclusive do sistema imunológico, mas tomar vitamina C para sair pelas orelhas e achar que está blindado, esquece.

Flora intestinal ferrada, vai dar errado, não vai dar certo se entupir de vitamina C, flora intestinal, precisamos de pro bióticos, 10 bilhões por dia, precisamos de pré bióticos, 10 gramas de fibra para cada mais ou menos 1000 calorias que ingerimos.

Seria algo mais ou menos plausível para a maioria das pessoas? Sim. Vitamina C, bacana. Evitar stress, coisas que as pessoas não falam, porque não conseguem um fim comercial nisso. “Por que eu vou ficar falando que tem que evitar stress?” Mas, acredite ou não, o stress ajuda muito a piorar a sua imunidade, consideravelmente.

Se me perguntar se eu queria vitamina C infinita, pro biótico e pré biótico ou nunca mais ser estressado? Nunca mais ser estressado, com certeza, minha imunidade seria muito melhor, então fuja do stress, eu sei que é difícil, eu sei que é difícil, mas é o que nós temos para lidar, bem-vindo a vida.

Dormir bem. “Não consigo dormir muitas horas Leandrão, igual o Floquinhos”. Vem cá Floquinhos. “Não consigo dormir tantas horas igual o Floquinhos”. Pois melhore a profundidade do seu sono, não é Floquinhos? Como é que a gente melhora a profundidade do sono? Nós fazemos o seguinte: Nós utilizamos, “Olha lá, o beleza, é bom que você faz, é muito espontâneo você Floquinhos”.

Você pode melhorar a profundidade do seu sono com melatonina, com 5 HTP, Gaba, passiflora, mulungu, valeriana, melissa. Ele foi até embora, chato cara não para de falar de substancia. Mas eu já fiz um vídeo sobre sono aqui, então se tiver alguma dúvida sobre melhorar o sono, procura: “Leandro Twin sono” que você vai encontrar, se não me engano, “17 macetes para melhorar o seu sono”, nem todos, na verdade a maioria deles não tem nada a ver com suplementos, são muitas coisinhas, que eu demorei anos para se chegar lá.

Pois bem, então a vitamina C tem um impacto positivo na unidade, mas não é isso aí que estão dizendo ser, perfeito? O que a gente sabe também é que o corpo vai conseguir absorver de uma forma bacana, mais ou menos 250 mg, 300 mg de vitamina C a cada 4 horas, então não adianta falar assim: “Ta bom, tem que mandar todo dia, o Leandrão falou isso aí, 2 g”.

Não, não, 2 g você vai ter um efeito diurético, porque o corpo vai querer expelir, mas não é a finalidade ideal da vitamina C, você vai utilizar mais ou menos 500 mg quatro vezes dia, isso eu estou colocando que você vai usar a dosagem máxima, não tem a necessidade, obrigatoriedade de ser disso, talvez sim talvez não, vou pegar um atleta que treina 4, 5 horas por dia, poder oxidativo altíssimo, vou usar 2 g de vitaminas C? Possivelmente me parece uma opção interessante.

Vou pegar um cara que treina uma hora por dia, descansa, tudo tranquilo, vou usar 2 g? Não, posso utilizar 500 mg, uma excelente quantidade por dia. “Preciso suplementar?” Depende, se você consumir algumas grandes fontes, não.

E temos fontes, que fique claro aqui, gigantescas. Lembra que eu falei dos 2 g? Pois bem, olha só a acerola um copo de 250 ml de suco de acerola, obviamente puro, você vai encontrar 4g de vitamina C.

“Ah ta bom Leandrão beleza, mas 250 ml de suco de acerola puro é bastante”. Ta bom, vamos supor que você faz um suco fraquinho então, vou fazer com mais ou menos 100 graminhas. Só aí já foi quase 2 gramas, então beleza já matou a quantidade, interessante até que você fracione essa quantidade de suco de acerola durante o seu dia.

E um copo de suco de laranja 250 ml? Aí já começa a ficar um pouquinho menos, 125 mg de vitamina C. “Pô Leandrão, mas se eu consumir para chegar nos 500 mg, nos 1000 mg, eu vou comer tanto carboidrato, eu vou ingerir tanto carboidrato, que vai estragar a minha dieta”.

Isso, aí a suplementação é legal. Agora: “Não, estou em bulking, preciso de calorias, não aguento mais comer, vou beber suco de laranja, já matar os dois, posso?” Pode, perfeito, maravilhoso, melhor do que a suplementação.

Limãozinho, mais ou menos em 100 ml, 46 mg, então você vê que beleza, vou consumir um pouquinho de limão ali e vai ajudar, mas não vai exatamente performar. Goiaba tem bastante também 100 g, 180 mg de vitamina C.

Mamão, morango mais ou menos em 100 g, 60 mg. Como vocês podem ver nós temos diversas fontes de vitamina C e você vai somando elas também, não precisa: “Ah só vou comer acerola, só vou chupar laranja”.

Não, um pouquinho de laranja, um pouquinho de mamão, um pouquinho de acerola, somou, deu o que eu queria, beleza. Ou somou e deu 500 mg, vou usar com mais de 500 mg, ok também. Existem outros fatores muito interessantes, por exemplo: Pacientes anêmicos, taca ferro nele, mas se não tiver vitamina C não adianta, então colocar muito ferro num paciente que tem carência de vitamina C é pedir para dar errado, então vitamina C também pode te ajudar em casos de anemia.

“Consigo tratar uma gripe como vitamina C?” Não, é um vírus, perfeito? Se a sua imunidade está melhor, realmente o combate vai ser mais eficiente, agora dizer que vou usar vitamina C e ela vai acabar com com a gripe, ou eu ia melhorar em 10 dias, vou melhorar em 2.

Não, perfeito? O ideal é que seu sistema imunológico esteja sempre bem e como eu disse: Ele tem alguns fatores envolvidos que vai além da vitamina C. Cortisol, estâmina e norepinefrina, esses três hormônios vão ser secretados durante um período de stress, todos eles são importantes, e não queremos zerar eles em hipótese alguma, porque senão morremos rapidamente.

Cortisol não sei se vocês sabem, mas mais ou menos um minuto sem cortisol, tchau, já vai dessa para melhor. Então você não quer zerar ele, mas a vitamina C ajuda a controlar, então em um período de muito stress da sua vida, talvez aumentar um pouquinho a suplementação é bacana.

Lembra que eu falei dos atletas, 4, 6 horas? Não deixa de ser um stress, é um stress físico, mas podemos enfrentar também stress mental e para ele nós podemos usar um pouquinho de vitamina C, não é que isso vai corrigir.

“Ah, toma a vitamina C e pode ficar estressado à vontade que não vai sofrer com isso”. Não, mas ajuda a minimizar o problema. “Ajuda na queima de gordura?” Não pessoal, isso daí é papo de vendedor.

“Tem efeito colateral?” Não, dentro das quantidades seguras, totalmente tranquilo. “Muito bem Leandro, gostei desse vídeo, você pode continuar falando de algumas vitaminas e minerais, como elas ajudam no meu corpo?” Com certeza, nesse vídeo aqui nós vamos falar sobre multivitamínicos e citei um pouquinho de cada vitamina e mineral para você conhecer.

o whats one vitamina c ela é uma raça com grande poder handpoke bem legal eu já ouvi falar mas não sabe o que que é oxidante já tem pouco cidade que eu vou ganhar tudo sobre a vitamina c no vídeo de hoje o clica no botão inscreva aqui no canal pois bem a vitamina c é uma vitamina hidrossolúvel artigo água solúvel técnicas e bom colocar andando por aí legal o que que você quer dizer uns disk uma vitamina c utilizada uma semana não é o melhor cenário você tem saco dividir ela em 7 dias na mesma dosagem de baterias plasmáticos mais estável porque por ser hidrossolúvel ela vai sair mais fácil do seu e diferentemente por exemplo de uma vitamina b onde ela é lipossolúvel da se acumula no nosso organismo por isso que você vê suplementação por exemplo de vitamina ver 50 mil e uma vez por semana entre ficam os nossos alunos vem perguntar para mim mesmo domingo você concorda com isso me parece um pouco absurdo não pode ficar sossegado se alguém te prescreveu 50 mil e uma vez por semana de vitamina d que é lipossolúvel não tem problema no caso da vitamina c água tomar 5 gramas de vitamina c uma vez por semana não totalmente ineficiente você vai fazer um xixi muito rico de ácido ascórbico vai aproveitar uma pequena parcela e o resto vai ser dispensado e você depois de alguns dias vai entrar em uma carência tá não é uma carne aí eu sei que não é eu vou colocando que você vai ter menos eficiência do que o que poderia pois bem o ácido ascórbico ele é utilizado na hidroxilação gurbani processos do nosso organismo e por exemplo da síntese do colágeno então a vitamina c em deficiência pode piorar o aspecto da sua pele bem como dos seus ossos tendões dente e até mesmo na parede então vaso sanguíneo ajuda na produção de hormônios e neurotransmissores e um poderoso antioxidante como que ela vai funcionar da vamos assumir que nós temos uma cadeira aqui ó tem nada né que sabe não tem nada está livre o oxigênio vem já não vá bia julie como é fácil se conecta aqui não precisa não sabe o que é o gênero que quando oxida as células nós temos algo desagradável acontecer no trânsito está coxila são podemos parar de respirar mas acho que vão penúltimo problema de com esses dois porque afinal quando estamos respirando estamos nada mais do que dizer o reino ao mesmo tempo olha só aqui paradoxal não tem que tu quer dizer que então quando eu estou treinando eu tô morrendo mais rápido porque eu me perdente logo isso só que quando você entra no período de recuperação de descanso então batimento cardíaco cai consideravelmente dessa frequência respiratória fica mais suave e você envelhece mais len todo mundo no google e olha só você treina por uma hora e descansa por 23 então matematicamente falando a atividade física promove um ambiente onde o envelhecimento precoce é mesmo mas você pode colocar a vitamina c é um antioxidante então ela vai ver isso aqui livre para falar com vocês aqui marcando o tallis vamos ligar ele vamos ver o oxigênio ele não encontra nada me livre e aí você alguma vez já estou com um radical livre automaticamente reduz o processo oxidativo e aumenta a novidade celular temos diversos tipos de antioxidantes pois é muito a pena que achavam tomar ele vai ter mais a faculdade tem uma célula lá da crosta da bonito e quando você fez em proteger a própria antioxidante a vitamina c ajuda mas o licopeno é mais resistente por ele tem mais afinidade para essa proteção afinidade do ácido ascórbico é mais geral todas as células do nosso organismo vão iniciar a quantidade mínima por dia vai ser estipulada em 75 mg de vitamina c o que é bastante por uma laranja você vai encontrar 65 mg de vitamina c ou quase lá dependendo da moeda agora claro e quando a gente fala de performance não é um saco né eu não tô acreditando formas de vida eu quero viver mais dizer mais do que a maioria só que ele forma a performar quero viver acima da média então quantidades aqui em mg a 2.

000 mg por dia é a recomendada até 2.000 mg por dia é tranquilo alce tem de tudo de hoje não todo mundo e 2 mg por dia mas é uma quantidade onde temos um transferência de que não há um dano à saúde não pode fazer cálculo renal o óleo porque porque o excesso da vitamina c vai sair não humilha mas não pode ser causada por causa disso vai sair tranquilo tranquilo agora não bebo água a vitamina c tá ali no rim ela precisa sair fora não tem água não tem veículo para mandar embora ela começa a minha acumular acumulá-la fala um cristal verde bom então na verdade a vitamina c e ferro foi a sua indisciplina é abdome ou colocar dessa maneira você não viu bastante água para fazer a lavagem do seu corpo então se você consome bastante água você não terá nenhum tipo de problema nesse sentido com a vitamina c a vitamina c pode melhorar a minha idade agora o grande lance é que a vitamina c vencido vendida leve que não entendo disso mas não temos ideia uma blindagem vitamina ser ônibus que tão municiado aqui não é bem assim a vitamina c tem uma influência positiva em diversos funcionamento do nosso organismo e governo do sistema imunológico mas tomar vitaminas ter passagem pela polícia acha que tá blindado e quer um o final ferrada vai narrado vai pedir vitamina c pode intestinal vamos para 10 milhões por dia vamos de pré-bióticos 10 gramas de fibra para cada mais ou menos mil calorias que ingerimos seria algo mais ou menos plausível para a maioria das pessoas vitamina c bacana evitar stress coisas que as pessoas não falo que não conseguem comercial nisso tem que evitar estresse mas acredite ou não o estresse ajuda muito a piorar faculdade considerável a me perguntar se eu queria vitamina c infinita biótico e abiótico nunca mais se estressado nunca mais é estressado com fidelidade seria muito melhor então fuja do estresse alguma coisa que é difícil é o que nós temos ainda bem vindo ao vivo dormi bem não consigo dormir muitas horas leandrão igual eu falar 500 vem cá voz não consigo dormir tantas horas é sim faz melhor profundidade do seu sono não só como é que a gente melhora a profundidade do sono nós fazemos o seguinte nosso time olá vamos falar muito ponto de você só que você pode melhorar o ranking da atp gaba claro no valeriana remédio disso ele foi até embora chata o padre falando comigo eu já fiz um vídeo sobre escola aqui tá então se tiver alguma dúvida sobre melhorar o solo procurando twintone você vai encontrar se não me engano próxima alça fazer todo laranja amarga de não tem nada a ver como simplesmente algumas coisinhas cláudia que eu demorei anos para se chegar lá pois bem estou aqui também tem um impacto positivo na unidade mas não é isso aí que tão evidente que a gente sabe também aqui o corpo vai conseguir mostrar de uma forma bacana mais ou menos 250 300 mg de vitamina c a cada 4 horas tô indo para lá todo dia eu não conversei duas gramas não duas não sabe aquele efeito diurético quando vai querer suprimir mas não é a finalidade ideal da vitamina c você vai utilizar mais ou menos quatro vezes por isso não há necessidade obrigatoriedade sede talvez sim talvez não vou pegar um atleta eterna 45 horas por dia poderão oxidativo altice vou usar dois anos de vitaminas e possivelmente nem parece uma opção interessante sobre um cara que tem uma hora por dia descansa tudo tranquilo vou lá dois gramas temos aqui em milano mas você nem de quantidade por ser um suplemento depende não tem como sumir algumas grandes fontes não entendemos fontes claro gigantescas valeu que foi nos dois gramas pois bem olha só acerola um copo de 250 ml de suco de acerola obviamente furo você vai encontrar 4g a vitamina c apenas 50ml desta puro é bastante então vou fazer mais ou menos 100 galinhas só já foi quase dois grampos vão beleza já matou quantidade interessante é que você faz ciúme né essa quantidade de suco de acerola durante o seu dia e um copo de suco de laranja 250ml aí já começa aqui mesmo 125 mg de vitamina c podem é só consigo chegar nesse dinheiro no 1000mg eu vou comer tanto carboidrato eu vou em gene tanto carboidrato vai estragar e aí a suplementação é legal agora não tem bom quem precisa de caloria não aguento mais comer ou beber suco de laranja matar os dois pés pode ver se tem que maravilha melhor do que a suplementação limãozinho mais ou menos em pnl 46mg você vê aqui beleza e um pouquinho de limão e vai ajudar vai exatamente performa goiaba tem bastante tam e sem grama 180 mg de vitamina c mamão morango mais ou menos em 100 grama 60 miligramas como vocês podem ver nós temos diversas fontes de vitamina c e você vai tomando ela precisa né a roupa laranja laranja acho que deu que eu queria amor deu 500 miligramas vou usar com mais de 500 ok também existem outros fatores muito interessante perder pacientes anêmicos placa ferro mesmo mas se não tiver vitamina a semana dia então colocar muito ferro no paciente a nele e tem carência de vitamina c é pedir para dar errado então vitamina a ser tão bem pode te ajudar o caso de anemia como tratar uma gripe como vitaminas e não é um vidro perfeito as comunidades tá melhor realmente o combate vai ser mais eficiente agora dizer ronza vitaminas ela vai acabar com e o raio é melhor em 10 dias não melhorar em dois não receber ligações e nós tinha 110 o nome dele ele tem alguns fatores envolvidos que vai além da vitamina cortisol vitaminas e norepinefrina esses três é hormônios vão ser secretados durante um período de stress todos eles são importantes e não queremos ver a ele se pode ser alguma convencional morrendo rapidamente conte nove dez itens a bem mais mais ou menos um minuto sem cotiza local agora já vai dessa para melhor você não quer dizer aí olha a vitamina c ajuda a controlar então não tem medo de muito stress da sua vida talvez aumentar um pouquinho sua implementação é bacana pena que eu falei dos atletas 46 horas muita gente tem um estresse tá 15 nós podemos internar também três mental e para ele nós podemos usar um pouquinho de vitamina c um é que vai corrigir a vitamina c pode ficar sentado à vontade que não vai sofrer com isso mas ajuda a minnie a ajuda na queima de gordura não isso daí é papo de vendas tem efeito colateral não dentro das quantidades segura totalmente tem muito medo gostei desse vídeo você pode vir continuar falando de algumas vitaminas e minerais com a ajuda no meu por um carteiro nesse vídeo aqui nós vamos falar sobre multivitamínicos então esse tem um pouco de cada vitamina e mineral para você conhecer